terça-feira, 4 de agosto de 2015

Currículo - atualizado em janeiro de 2020


Atuação Profissional

Coordenação e educação em projetos ligados a área de audiovisual para crianças, jovens e adultos.
Criação, direção, produção, fotografia, filmagem, e edição audiovisual.


Formação Acadêmica
Lato sensu em Arteterapia, no NAPE - Núcleo de Arte e Educação, em São José dos Campos - SP.  Dezembro de 2019.

Mestrado em Ciência da Arte, pela UFF,  com o projeto/exposição Capoeira e Circo – fragmentos de dois universos provocadores 2005
Graduada em cinema e vídeo na Universidade Federal Fluminense em 1999. 

Formação em educomunicação e audiovisual:
Em janeiro de 2008 fiz o curso de Formação em Educomunicação – Módulo Vídeo, oferecido pela ONG Cala-boca já Morreu, em São Paulo, e, desde então, tenho trabalhado como educadora e facilitadora de diversas oficinas de audiovisual para jovens e crianças, todas elas culminando em produções em vídeo feitas por crianças e adolescentes.

Outros Cursos:
  • Pesquisa com crianças: processo de escuta e observação, ministrado por Adriana Friedmann, no período de 12/04/16 a 16/08/2016 no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo. Carga horária: 39 horas
  • Produção audiovisual infantil de qualidade: da inspiração à realização, realizado pela Comkids e Midiativa, através do portal LatinLab, no período de 09/03/15 a 30/08/15. Carga horária: 45 horas.
  • Educomunicação como Intervenção Social, ministrada por Donizete Soares e Grácia Lopes Lima, de 03/02/15 a 17/03/15 no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo. Carga horária: 24 horas
  • Atualmente estou cursando pós em Arteterapia e espero juntar os conhecimentos de audiovisual, fotografia e educação com esta  área.
Projetos:

Em 2017 e 2018 atuei como arte educadora, oferencendo oficinas de vídeo, fotografia e stop motion para crianças e educadores da rede pública, através de edital de atribuições de oficinas da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

Em 2018 fui contemplada pelo edital Fundo Municipal de Cultura para realizar um projeto pessoal que envolvia oficinas de arte, contação de história, lançamento de site e a publicação de um livro - "Cora e a Cidade Sem Cor". https://coraeacidadesemcor.wixsite.com/cora

Desde 2016, atuo uma vez por semana voluntariamente como arte educadora na escola Espiral Escola Viva, em São José dos Campos.

Através do Instituto Magneto Cultural,fui coordenadora pedagógica do projeto “Nas Asas do Cinema – ano 3”, que ganhou o edital Energia Social Petrobras e foi realizado durante o ano de 2008 na cidade de São José dos Campos onde aconteceram 444 exibições de curtas-metragens brasileiros para mais de 59 mil alunos da rede de ensino fundamental da cidade, sempre realizando um debate com o público após as exibições, além de oficinas de audiovisual para crianças de 12 à 14 anos.

* Entre 2007 e 2012 fui professora de multimídia contratada pelo GAMT, ONG de Caçapava/SP. E integrei o Núcleo Diaporama de Comunicação. Durante este período as turmas de adolescentes produziram diversos vídeos de curta-metragens, três deles selecionados para o Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo. E participei da realização do programa Ponto de Encontro 2011 - exibidos na RTV Caçapava

Entre dezembro de 2012 e junho de 2013, fui responsável pela coordenação do projeto CineMóvel: uma kombi equipada com projetor, som, cadeiras, etc, que levou exibições públicas de filmes e realizou documentários pelos bairros de São José dos Campos.

* Também como educadora/facilitadora participei por três anos consecutivos no projeto Jovens Protagonistas, onde, através de minha orientação direta foram produzidos diversos curtas, entre eles o curta Pra que lado vai o futuro, vencedor da categoria estudante, no Festival de Vídeos Ambientais de São José dos Campos em 2011.

Tenho trabalhado como produtora e pesquisadora independente da linguagem audiovisual em alguns projetos de minha autoria como o NAPA – Núcleo de Ação e Pesquisa Audiovisualonde coordenei a produção de cinco vídeos realizados coletivamente. 

* O curta feito 1998, “Recicla o Ciclo – Recicla para Brincar”, virou um projeto atualmente em processo de criação, que mostrará brincadeiras com as tampinhas e outros plásticos recolhidos desde 1998 até 2015. Um projeto que incentiva a reflexão do que é considerado lixo e do que é considerado brinquedo.


* Também participo voluntariamente como idealizadora e educadora do projeto OLA – Oficina Livre de Audiovisual, para crianças de 7 a 12 anos, na Espiral - escola vivaum espaço de aprendizagem livre e democrático onde as crianças tem autonomia para aprender, e, onde também atuo através de um coletivo de pais e educadores.


Produções independentes:
Participei como diretora, roteirista e/ou produtora de alguns curtas de minha autoria:

  • Direção, câmera e edição no documentário "Flores de Judith", premiado como melhor curta regional no II Festival Formiga Independente.
  • * Direção, roteiro, filmagem e edição do clip “Viver”, para música de mesmo nome de Oswaldo Moreira. Imbassaí - BA. Agosto de 2013.
  • Direção, câmera e edição do curta “(Re)Trato”, documentário experimental sobre o encontro de um graffiti e seu “retratado”. São José dos Campos - SP. 2013.
  • * Direção e roteiro do curta-metragem em vídeo digital “Pelas Porteiras do Arroz”, exibido na I Festa do Arroz em Tremembé - SP, em maio de 2009.
  • * Direção e produção no documentário “Recicla o Ciclo, Recicla para Brincar” (vídeo digital). 1998. Niterói – RJ.
  • Roteiro e atuação no curta “A Incoerência da Nicotina”, vídeo de ficção. 1997. Niterói - RJ.
  • Direção e roteiro no documentário “Um Mergulho com Arduíno Colassanti”, 1998. Niterói, RJ.
  • * Direção e roteiro do curta de um minuto “Doida, Doidinha, Doidona”, 2006.
  • * Direção e roteiro e edição do curta “Ligue Ligue Ligue”, 2012.
  • * Direção coletiva e câmera do curta “Como será a Escola Ideal?”, 2011.

Câmera, direção de fotografia e outros:
Participei como cinegrafista, operadora de câmera e fotógrafa de alguns curtas, médias e longa metragens:

  • Direção de fotografia e câmera em documentário sobre o compositor Guilherme de Brito (16mm). 2008. Rio de Janeiro.
  • * Cinegrafista e fotografia still do longa-metragem “Conceição - autor bom é autor morto” (16mm). 2007. Niterói – RJ.
  • Operadora de câmera e diretora de fotografia do documentário “Rankokamekra, A Arte e o Mito dos Índios Kanela do Maranhão” (16mm), de Rafael Pessoa. Agosto de 2002.

  • * Operadora de câmera no curta “Carrapicho” (16mm), de Toshie Nichio, 1999. Niterói – RJ.
  • Direção de fotografia no curta "Era Araribóia um Astronauta?" (16mm), de Tetê Matos, 1998. Niterói – RJ.
  • * Roteiro e direção de fotografia do curta “Gangorra” (16mm), de Cristian Borges. 1996.




Nenhum comentário:

Postar um comentário